Keramas Spa Urbano em Campinas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

                                                    A dor lombar e a corrida

A corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para mante-lo dentro de uma postura adequada durante um longo período de tempo.
A dor lombar (lombalgia) é um sintoma comum na população em geral,onde cerca de 60% a 90% das pessoas apresentam ao menos um episódio no decorrer da vida.Nos corredores ,a dor lombar é uma queixa comum.

A coluna lombar se comporta mecanicamente como uma ponte de transmissão de forças entre os membros inferiores e o tronco.Realiza os movimentos básicos de flexão,extensão e rotação,embora os movimentos combinados sejam os mais representativos.

Manter a postura ereta durante a corrida exige uma atividade muscular constante dos grupos musculares lombares e dorsais,o que não ocorre necessariamente com os músculos abdominais,frequentemente enfraquecidos nos corredores.

As causas mais frequentes das dores lombares são mecânicas,embora muitas causas secundárias também existam: lesões dos discos intervertebrais(hérnias)lesões musculares,lesões ósseas (fratura por estresse),lesões articulares,reumáticas e secundárias a doença.

Alguns fatores podem ser considerados como predisponentes ao aparecimento das dores lombares de causas mecânicas:
  • O desequilíbrio das forças entre os grupos musculares flexores e extensores do tronco.
  • As cargas repetitivas ou excessivas na coluna lombar.
  • Os vicios de postura durante a corrida
  • A flexibilidade diminuída nos grupos musculares do tronco e membros inferiores
  • Os intervalos de descanso insuficientes entre treinos
  • A fadiga muscular
  • O aumento não programado ou desproporcional do volume e intensidade de treinamento.

O conhecimento da história natural da dor lombar,as características individuais do corredor e um exame físico adequado,são informações preciosas para o diagnóstico e tratamento das lombalgias.A recuperação dos movimentos completos,o restabelecimento das funções normais da coluna lombar.o desaparecimento da dor,e o retorno ás atividades esportivas,são os objetivos a serem atingidos.

Bons treinos!


Escrito pelo Dr. Cristiano Laurino


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

                                             Entenda o que é a hérnia de disco

Apresentamos duas figuras, que representam as vértebras, o disco (entre elas) e a raiz nervosa que sai da medula, representada em amarelo.

Na figura da esquerda, o disco e a raiz nervosa estão livres, como aponta a seta azul. Já na figura da direita, podemos ver em vermelho o material que saiu da parte interna do disco. Esse material é a chamada hérnia de disco.


O contato do material herniado com a raiz nervosa pode causar dor na coluna, dormência na perna, diminuição de força nas pernas e muitos outros sintomas.

Então, atenção! Se em algum momento da sua vida vc sentiu ou sente dor na coluna, cuidado! Essas dores podem estar sendo ocasionada pela hérnia de disco ou alguma lesão degenerativa. Respeite os avisos do seu corpo, procure um médico ou um fisioterapeuta especializado em coluna vertebral.

É sempre bom lembrar que 95% destas lesões melhoram sem cirurgia. Procure o lugar certo para realizar o seu tratamento ou prevenção.