Keramas Spa Urbano em Campinas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

                                                    A dor lombar e a corrida

A corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para mante-lo dentro de uma postura adequada durante um longo período de tempo.
A dor lombar (lombalgia) é um sintoma comum na população em geral,onde cerca de 60% a 90% das pessoas apresentam ao menos um episódio no decorrer da vida.Nos corredores ,a dor lombar é uma queixa comum.

A coluna lombar se comporta mecanicamente como uma ponte de transmissão de forças entre os membros inferiores e o tronco.Realiza os movimentos básicos de flexão,extensão e rotação,embora os movimentos combinados sejam os mais representativos.

Manter a postura ereta durante a corrida exige uma atividade muscular constante dos grupos musculares lombares e dorsais,o que não ocorre necessariamente com os músculos abdominais,frequentemente enfraquecidos nos corredores.

As causas mais frequentes das dores lombares são mecânicas,embora muitas causas secundárias também existam: lesões dos discos intervertebrais(hérnias)lesões musculares,lesões ósseas (fratura por estresse),lesões articulares,reumáticas e secundárias a doença.

Alguns fatores podem ser considerados como predisponentes ao aparecimento das dores lombares de causas mecânicas:
  • O desequilíbrio das forças entre os grupos musculares flexores e extensores do tronco.
  • As cargas repetitivas ou excessivas na coluna lombar.
  • Os vicios de postura durante a corrida
  • A flexibilidade diminuída nos grupos musculares do tronco e membros inferiores
  • Os intervalos de descanso insuficientes entre treinos
  • A fadiga muscular
  • O aumento não programado ou desproporcional do volume e intensidade de treinamento.

O conhecimento da história natural da dor lombar,as características individuais do corredor e um exame físico adequado,são informações preciosas para o diagnóstico e tratamento das lombalgias.A recuperação dos movimentos completos,o restabelecimento das funções normais da coluna lombar.o desaparecimento da dor,e o retorno ás atividades esportivas,são os objetivos a serem atingidos.

Bons treinos!


Escrito pelo Dr. Cristiano Laurino


Nenhum comentário:

Postar um comentário