Keramas Spa Urbano em Campinas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

5 Dicas para você recarregar suas energias.

 
 
Seu corpo é uma máquina e, para funcionar , precisa de bom combustívem, que pode vir de diferentes fontes.
 
 
 
 
ficar em silêncio é, acima de tudo aquietar a mente
 
 
Em tempos de sustentabilidade, para cada lado que se olhe tem alguém pedindo para você
economizar, apagar a luz e subir até o apartamento pelas escadas. Se tem tanta gente preocupada com a energia do planeta, será que você não deveria estar especialmente atenta à sua própria? Nesses períodos em que tudo parece um grande sacrifício, o melhor é tentar puxar o freio de mão e cuidar da ecologia interior.
 
Pense em seu corpo como uma máquina, que precisa do combustível de qualidade para bom uso da energia. A boa notícia: ele é flex fuel, ou seja, há várias formas de alimenta-lo bem. Conheça agora algumas dicas de como melhorar a sua vitalidade.
 
 
1-Um pouco de silêncio só faz bem
 
Ficar em silêncio não significa apenas ficar de boca fechada ou deixar de escutar qualquer tipo de barulho.É, acima de tudo, aquietar a mente, e é aí que mora a grande dificuldade. ¨Hoje somos constantemente atraídos por estímulos externos¨, diz o antropólogo Arthur Shaker Fauzi Eid, professor de meditação da Casa de Dharma, em São Paulo. ¨ Acreditamos que nossa felicidade está fora da gente.¨
Por isso, o caminho mais curto, e nem por isso mais fácil, para silenciar a mente é voltar-se para dentro de si mesma. Um bom jeito para começar é sentar-se em um lugar calmo e prestar atenção na estrada e na saída do ar. ¨Mas é preciso saber que esvaziar a mente é um processo que requer treino. Não é da primeira vez que a pessoa vai conseguir. Mas, com o passar do tempo, ficará mais e mais fácil ¨, afirma Arthur. E você será capaz de sentir os prazeres e os benefícios dos momentos de quietude em sua vida.
 
2-Um pedaço de chocolate não faz mal a ninguém
 
Confesse, você não esperava por essa desculpa para seu pequeno pecado. Mas é verdade. O doce, delicioso e nobre produto do cacau, é rico em triptofano, que tem o poder de melhorar o humor e a disposição ao estimular a produção de serotonina no organismo. ¨ A substância provoca no organismo reações parecidas com aquelas que aparecem quando estamos apaixonados¨, diz a nutricionista Inty Davidson, de São Paulo.
Alguém já viu um apaixonado reclamar de falta de energia? E por falar em paixão, o chocolate ainda por cima deixa o coração tinindo, segundo uma pesquisa fresquinha publicada pelo jornal of Agricultural and Food Chemistry, de Associação Americana de Química. Ela demonstrou que o alimento faz aumentar no organismo os níveis de HDL, o chamado colesterol do bem.
Mas comer chocolate em excesso pode fazer mal para silhueta e, consequentemente para a energia: 100 gramas têm mais de 500 calorias.¨ Para ficar somente com os benefícios sem perder a forma, prefira o chocolate amargo, que contém maior  quantidade de triptofano e menos açucar e gordura¨, afirma a especialista.
 
3-Foco no umbigo
 
Alto lá! Não vá se achando o centro do mundo, estamos falando de outra coisa. ¨Melhorar a energia nada mais é que elevar sua frequência. Emoções e pensamentos negativos têm uma frequência pesada. Para aumentá-la é preciso estimular pensamentos positivos e sentimentos como amor, compaixão, alegria¨, diz Luciana Gerodetti, psicóloga e pesquisadora de essências florais.
Ela dá uma dica para melhorar os níveis de energia: pingue quatro gotas do floral Coraflor (uma combinação de sete florais) no seu umbigo e feche-o com a mão direita.Concentre a respiração no umbigo e vá subindo a mão lentamente até o coração, visualizando uma luz branca que limpa e expande o amor dentro de você.
 
4-Cabeça nas nuvens
 
Quando o combustível começa a acabar, a primeira a sentir os efeitos é a cabeça. Uma automassagem é capaz de recuperar os níveis de energia. Quem dá a receita é a fisioterapeura Camila Lima Cheloni, da Clínica Alan Landecker, em São Paulo: toque levemente a mandíbula com as pontas dos dedos e siga até as orelhas. Tampe os ouvidos por 15 segundos, e repita os movimentos voltando pelo mesmo trajeto. Pressione o canto interno dos olhos por três segundos, e depois o canto externo. Siga o contorno das sombrancelhas, pressione por mais três segundos.
Massageie o topo da cabeça e o couro cabeludo com movimentos circulares usando os polegares até a região da nuca. Finalize puxando levemente os fios.
 
5-Rir é um santo remédio
 
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Saúde Oak Crest, em Loma Linda, na Califórnia, comprovou os benefícios de uma boa risada. Os níveis de três dos principais hormônios envolvidos no estresse e na queda de energia diminuíram sensivelmente quanto os voluntários achavam algo engraçado. Os de cortisol caíram 39%, os de epinefrina 70% e os de dopamina 38%. E o mais curioso é que esse efeito aparece antes mesmo de o fato engraçado começava a mudar. Portanto, se não gostou da piada aí de cima, encontre uma melhor, mas não deixe de rir.
 
 
                                                                                                                                                                                                                                          Fonte: Revista Bons Fluídos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Drenando as toxinas!


 
Se você tem celulite, gordura localizada,problemas de retenção de líquidos, que provavelmente são causados por uma dieta rica em sal e gordura,alterações hormonais,problemas circulatórios,processos inflamatórios, uso excessivo de roupas apertadas e muitos outros motivos, a drenagem linfática é muito indicada no tratamento.
A drenagem linfática é um método de massagem, que deve ser realizado sempre por um profissional, e consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a parte do corpo onde é feita.
O método de drenagem linfática foi criado na Riviera Francesa, em 1932, pelo Dr. Emil Vodder, que desenvolveu a massagem para tratar seus pacientes com diversos problemas, como gripe, sinusite, e rinite. Os pacientes apresentavam os gânglios do pescoço inchados e duros e, com o desenvolvimento de drenagem, o médico identificou uma melhora nos sintomas.
É importante lembrar que a drenagem linfática não causa dor nem hematomas.Quando feita de maneira errada, a pressão da massagem pode romper vasos, que formam os hematomas, e pode trazer complicações para o quadro do paciente. A propaganda de ¨ drenagem linfática profunda¨,  que vemos por aí, não é real, já que os capilares linfáticos estão localizados em uma camada abaixo da pele e acima dos músculos.
Além dos benefícios para o corpo, como regeneração do tecido, eliminação de toxinas e muitos outros, a drenagem também exerce uma ação tranquilizante e ralaxante no paciente, que sente seus músculos relaxando e as pálpebras pesando durante o tratamento.Outro fato comum após as sessões é o aumento na vontade de urinar, pois assim os detritos são eliminados.
A drenagem linfática pode ser feita por pessoas de todas as idades e não precisa estar com algum problema de saúde. A massagem só não é indicada em casos de trombose venosa, tratamento ou suspeita de câncer e pessoas cardíacas ou com pressão alta, só estão liberadas com indicação médica. Para as gestantes, a drenagem também é indicada para aliviar as dores do corpo inchado nos últimos meses de gravidez.
 

Que tal fazer uma sessão?

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

COMO EVITAR UM TRATAMENTO DE SPA DOLOROSO







 Um tratamento de SPA, seja ele massagem, banho de ofurô, estética facial ou corporal , deve ser acima de tudo, um momento de relaxamento e bem-estar.

 Então: O que fazer se sentir dor durante um tratamento de SPA?

 INFORME-SE

Antes de escolher um tratamento, saiba precisamente do que se trata e o que esperar do mesmo , questione sempre um profissional do SPA caso tenha dúvidas. Por exemplo, não marque uma massagem de pedras quentes se não aprecia particularmente tratamentos de calor, não marque uma massagem de aromaterapia se não gosta de estar fechado numa sala perfumada . O primeiro passo para  uma ida ao SPA é reservar um tratamento que coincide com a sua personalidade, ou seja, com os seus gostos e, principalmente, com aquilo que o seu corpo pede.

 CUIDADOS PRÉVIOS

O senso comum diz que, para evitar qualquer incomodo ou dor durante um tratamento , não deve estar doente, constipado, com febre ou ter sido recentemente submetido a uma cirurgia quando for realizar qualquer tratamento.
Para além disso, evite ir de barriga cheia antes de iniciar o tratamento, para não tornar seu momento de relaxamento, num momento de tortura.

 O QUE É NORMAL?

Qualquer tratamento de SPA  que faça pela primeira vez é uma novidade, não só para si, como principalmente para o seu corpo. Daí que seja perfeitamente normal sentir alguma pressão e/ou até desconforto, específicamente nas zonas do corpo onde é habitual acumular mais tensão, caso do pescoço, ombros e costas. É muito comum sentir aquela “dor boa”, ou seja, não é bem dor, mas uma pressão intensa que é suportável e que a curto prazo até acaba por fazer bem. Se é um principiante em matéria de tratamentos de massagens, aprenda a ouvir o seu corpo; se desfruta das massagens de forma regular e já saberá o que funciona melhor para si e até onde o seu corpo pode ir.

  

O QUE NÃO É NORMAL?

A “dor boa” distingue-se perfeitamente de uma “dor má”, ou seja, aquela que emite logo um sinal de alerta e de que algo não está certo. Mais uma vez, ouça o seu corpo! Não assuma porque simplesmente nunca fez uma massagem que esta tem de doer ou que a terapeuta é que sabe o que está fazendo. Cada caso é um caso, e cada pessoa reage de forma diferente aos tratamentos, por isso, se a qualquer momento se sentir desconfortável e com dores, ou seja, tudo menos relaxado , como é a intenção de um tratamento, faça uma pausa e fale com o terapeuta.

 
COMUNICAR COM O TERAPEUTA

Se o tratamento que supostamente deveria te relaxar está a ser doloroso, então deve comunicar isso mesmo ao terapeuta. Embora um bom terapeuta possa, muitas vezes, ler a sua linguagem corporal e reações ao tratamento, o profissional do SPA  não tem a capacidade de ler a sua mente, por isso, se algo não está bem, fale! Basta dizer algo tão simples como “pode aplicar menos pressão nessa zona?” ou “acho que o meu corpo não aguenta esse ritmo hoje” ou “a água está um pouco quente/frio…”. Não pense que o terapeuta ficará ofendido com o seu pedido, pelo contrário, agradecerá, uma vez que o seu trabalho está centrado no bem-estar do cliente. Saiba que quanto mais frequentes os tratamentos , melhor será a experiência e os resultados, pois, o corpo em geral, e os músculos em particular, vão aprender a relaxar e a responder adequadamente ao toque e aos tratamentos, de forma a poder desfrutar melhor sempre que agendar um tratamento de SPA.