Keramas Spa Urbano em Campinas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Desfrute da reflexologia

Conheça uma prática milenar suave e segura que visa a saúde integral e tem trazido alívio no controle da dor.


Todo mundo gosta de uma boa massagem nos pés. Mas, quando ela é realizada por especialistas em reflexologia, seu efeito não é apenas relaxante, mas pode auxiliar no tratamento de doenças físicas e psicológicas. Reconhecida pelo Ministério da Saúde do Reino Unido como uma terapia complementar, a técnica possui tradição milenar e já era conhecida na antiguidade em países como Egito, Índia e China. No início do século XX, o otorrinolaringologista americano William Fitzgerald descobriu a reflexologia moderna (terapia zonal), que pressupõe linhas de energia ramifi cando-se por todo o corpo. Segundo Noriyuki Kashiwaya, professor de Reflexologia do Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas, a prática compreende a estimulação de determinados pontos situados nos pés, que se relacionam a regiões específicas do corpo humano, conhecidas como áreas reflexas. "Cada área corresponde aos órgãos, nervos, glândulas e partes do corpo inteiro", diz Kashiwaya.

A partir da pressão desses pontos, o corpo relaxa, a circulação sanguínea melhora e os órgãos e glândulas se equilibram. Como a maioria dos problemas de saúde está relacionada ao estilo de vida, a reflexologia se apresenta como uma terapia útil, não invasiva, sem contraindicações, que estimula o funcionamento correto do corpo, fortalecendo o organismo e desbloqueando tensões.


Por dentro da técnica
Louise Keet, diretora da London School of Reflexology (Reino Unido) e autora do livro A bíblia da reflexologia, um guia definitivo para a reflexologia (Pensamento), afirma: "Esta não é uma terapia para diagnosticar doenças, nem um tratamento médico. Ela não cura: só o corpo pode fazer isso. A reflexologia apenas facilita sua recuperação". Kashiwaya completa: "O que acontece é que o terapeuta, através da técnica, ativa essa capacidade que todo corpo possui, levando-o ao equilíbrio".

A técnica pode ser aplicada em qualquer pessoa: bebês, idosos, grávidas e até em pacientes oncológicos, ou como parte dos cuidados paliativos. Estudos científicos preliminares têm demonstrado que a reflexologia é efetiva para distúrbios como ansiedade, estresse, tensões, constipação crônica, diabetes do tipo 2, bem como no controle da dor. Kashiwaya acrescenta que o objetivo final é o equilíbrio integral. "Por isso, a terapia é indicada para todo tipo de patologia, a menos que seja um caso cirúrgico, onde houve uma fratura exposta", exemplifica.

Numa primeira visita, o terapeuta observará atentamente a pessoa e investigará seu histórico para conhecer seus hábitos de vida. Após essa primeira fase, ela será convidada a se sentar ou a se deitar para exame dos pés. Avaliadas as áreas a serem tratadas, as sessões terão duração média de 20 minutos. E as sessões serão semanais ou, em casos mais graves, poderão ocorrer a cada três dias. "É difícil dizer quanto tempo durará o tratamento, pois isso dependerá da evolução e da saúde de cada um", fala o professor.

Como a prática não é regulamentada no Brasil, a formação se dá por meio de cursos livres. Segundo Kashiwaya, na hora de escolher um profissional, o melhor a fazer é investigar sua formação. "O bom profissional deve se empenhar em utilizar todo conhecimento adquirido. Mas o importante é sua intenção. Esta, somada à capacidade de ouvir a pessoa, representa 50% do trabalho", conclui.

TIRE SUAS DÚVIDAS:
A técnica dói?
Em geral é indolor, mas pode doer em determinados pontos. Terapeutas bem treinados devem avaliar os limites de cada indivíduo.
Dá cócegas?
Os terapeutas têm conhecimento e habilidade para manusear e estimular pontos com firmeza que nada se parece com cócegas.
É segura?
Sim, e pode ser aplicada em bebês, idosos, grávidas após 3º mês gestação.
É um tipo de massagem embelezadora para os pés?
Não, é uma terapia que estimula pontos que se relacionam a órgãos vitais do organismo e leva ao equilíbrio integral.





Todos os benefícios que você pode ter:

● A técnica ajuda o corpo a restabelecer-se de quaisquer distúrbios a que esteja sujeito
● Diminui o efeito do estresse
● Estimula o sistema imunológico
● Alivia a dor
● Melhora a circulação
● Agiliza o trânsito intestinal
● Elimina detritos orgânicos
● Livra o corpo de toxinas
● Estimula os nervos
● Promove relaxamento geral
● Ajuda na recuperação pós-cirúrgica, diminuindo a dor e acelerando a cura

Por: Cristina Almeida
Fonte: Revista Viva Saúde

Medicina ao pé do ouvido

O mapa do corpo está nas orelhas: é o que prega a auriculoterapia, técnica que previne doenças e melhora seus efeitos, principalmente dores musculares e ansiedade.

Considerada uma ramificação da acupuntura, a auriculoterapia utiliza agulhas, sementes ou moxabustão - calma, o nome é complicado mas quer dizer apenas aplicação de fontes de calor - em pontos específicos do pavilhão auricular, de acordo com as necessidades de cada um. A técnica é antiga, porém seu apogeu no Ocidente deu-se a partir da década de 50, quando foram mapeadas as regiões da orelha utilizadas pela acupuntura. Ela é bastante utilizada, com alto grau de eficiência, em tratamentos de cefaléia, alergias agudas, doenças psiquiátricas, dores periféricas, estresse, ansiedade e vícios. Enfim, é um sopro de alívio ao pé do ouvido.


A evolução da auriculoterapia tem gerado resultados surpreendentes. Exemplo é uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), da província de Shang Dong, na China, sobre a aplicação da eletroacupuntura em pontos do ouvido correspondentes ao estômago: 119 pessoas que sofriam enfermidades gástricas foram submetidas ao processo. Verificou-se a influência direta da terapia na regulação das atividades funcionais e mudanças positivas nas patologias do estômago e do duodeno. Os bons resultados dos diversos tipos de acupuntura têm levado hospitais públicos e privados em todo o mundo a adotarem a técnica. No caso da auriculoterapia, especialistas garantem que sua implementação em instituições públicas é viável por ser de baixo custo.

Segundo a Escola Chinesa, o pavilhão auricular conta com mais de 350 pontos específicos, cada um correspondente a articulações, órgãos, vísceras ou ainda partes do cérebro que alteram o estado emocional. Já para a Escola Francesa, a orelha possui cerca de 30 pontos, dispostos de acordo com o conceito do 'feto invertido'. Traduzindo: como se ao olhar a orelha fosse possível enxergar um bebê com a cabeça na região do lóbulo e os membros no sentido do topo. Ao serem estimuladas, estas regiões enviariam mensagens ao sistema nervoso central, que ativa a área solicitada.

Por Sandra Scigliano
Fotos: Fernando Garnidali
Realização: Lia Guimarães
Fonte: Revista Viva Saúde

terça-feira, 17 de abril de 2012

Reflexologia


O estudo e massagem dos pés para diagnosticar e curar doenças. A reflexologia baseia-se na crença de que cada parte do pé espelha uma parte do corpo. O dedo grande, por exemplo, espelha a cabeça e é considerado uma "área reflexa" da cabeça. Como a iridiologia mapeia o corpo na iris dos olhos, a reflexologia mapeia o corpo nos pés, o pé direito correspondendo ao lado direito e o esquerdo ao lado esquerdo do corpo. Como todo o corpo é representado nos pés, os reflexologistas consideram-se praticantes "holisticos" das saúde, não médicos dos pés. Alegadamente, os antigos egipcios e chineses praticaram reflexologia e é ainda popular na Holanda.




Fonte: brazil.skepdic.com/reflexologia

O que faz o Pilates tão popular?





Aqui estão alguns dos benefícios:

1. Seu corpo vai ficar melhor alinhado‚ evitando desequilíbrios e melhorando sua postura. Isso é particularmente útil para os esportistas‚ por exemplo: pense em um jogador de tênis‚ constantemente rebater a bola usando o mesmo braço ou um jogador de golfe sempre balançando de um mesmo lado.

2. Você vai tornar seu corpo mais ciente e melhor coordenado‚ melhorar suas habilidades proprioceptivas (a maneira como seu corpo se move no espaço).

3. O espaço entre as vértebras será aumentado‚ isso irá minimizar a pressão sobre os discos e nervos. Não há dúvida de que o Pilates irá prevenir problemas nas costas ou ensiná-lo a gerenciá-los.

4. Você vai construir força no núcleo para ajudar a apoiar a coluna e manter uma boa postura. Muitos de nós têm a postura que está longe do ideal‚ muitas vezes a causa de muitos problemas de saúde‚ principalmente problemas nas costas.

5. Todos os músculos são trabalhados de modo que‚ todo o corpo pode trabalhar junto em vez de uma área ficar sobrecarregada.

6. Flexibilidade e mobilidade serão substancialmente melhoradas ao longo do tempo‚ para que o corpo possa se mover livremente‚ sem colocar tensão indevida sobre as costas.

7. Você vai aprender a respirar corretamente e de forma eficiente‚ para que a abundância de oxigênio possa atingir todas as partes do corpo‚ principalmente da coluna vertebral. Respiração alivia o stress e pode reduzir a pressão arterial elevada‚ assim como de energia crescente.

8. A condição e força de seu assoalho pélvico será grandemente melhorada‚ pois o assoalho pélvico é parte do núcleo reduzindo os problemas de incontinência. Um grande problema e não apenas para as mulheres!

9. Seu corpo vai mudar de forma‚ e para melhor! Proporcionando um corpo magro e físico tonificado.

10. Os exercícios aumentam os níveis de serotonina e endorfina‚ que promovem sentimentos de bem-estar e de meditação. São agora amplamente utilizados como uma forma de lidar com a depressão. Pilates é uma excelente maneira de ajudá-lo a levar uma vida feliz e positiva.





Foto: Foto by Dra. Rita De Cassia
Fonte: Portal Beleza e Saúde

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Keramas Spa Urbano em Campinas

Jussara Marques fala sobre a experiência de utilizar os serviços do Keramas Spa Urbano em Campinas, um espaço aconchegante preparado para você que quer relaxar, aliviar-se da tensão do dia a dia e também ter mais qualidade de vida.




Massagem Terapêutica em Campinas Keramas Spa Urbano

Paula explica como realiza a massagem no Keramas Spa Urbano em Campinas.



Estresse, Cansaço, Insônia, Alívio de Dores Musculares - Shiatsu

Professor Fernando explica como o Shiatsu pode trazer benefícios para a saúde e uma melhor qualidade de vida.



domingo, 8 de abril de 2012

Ciência da massagem

Pesquisadores do Canadá encontraram uma explicação científica em nível celular para a eficácia da massagem no alívio da dor e na recuperação muscular.







Massagistas agora poderão dizer, com base científica, por que a atividade que exercem funciona no alívio da dor e na recuperação muscular. E isso tem a ver com ‘ligar’ e ‘desligar’ genes, segundo estudo.
Parte dos profissionais de saúde vê a massagem com ceticismo – afinal, qual a base científica para os tais benefícios relatados? Porém, não faltam relatos sobre os benefícios e a eficácia da técnica em sua ação contra a dor.
Agora, veio a público o que parece ser a primeira explicação científica em nível celular para a massagem. E a história das razões do estudo – relatada pelo serviço noticiosoScienceNow (01/02/12) – começa quando Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster (Canadá), passou a se submeter a massagens por indicação médica, depois de acidente esportivo.
O cientista reuniu colegas e decidiu investigar. Arrebanharam-se 11 jovens, submetidos a exercícios extenuantes. Dez minutos depois da prática esportiva (pedalar), uma das pernas foi submetida a massagem.O fato de as sessões trazerem alívio para a dor chamou a atenção do pesquisador. Haveria base celular para o que ele sentia? Tanopolsky, coincidentemente, trabalha com metabolismo celular.
Os pesquisadores colheram amostras do quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) das duas pernas em três ocasiões: antes do exercício, 10 minutos depois e 3h mais tarde.
Primeiramente, eles constataram o que já se sabia: depois do exercício, as células apresentam mais evidências de inflamação e de sinais de autorreparo dos danos do que antes.
A surpresa veio quando se analisaram as células do tecido massageado: elas tinham 30% a mais de genes reparadores envolvidos no processo de transformar nutrientes em energia, bem como 300% menos de proteínas que ‘ligam’ genes envolvidos na inflamação.
Simplificadamente: os genes reparadores estavam ‘ligados’ e os relacionados à inflamação ‘desligados’.
Quanto à crença de que a massagem difunde, para outras regiões, o ácido lático do músculo dolorido, a equipe não achou evidências – esse, até agora, era o argumento ‘científico’ mais usado para justificar os efeitos da massagem.
O estudo foi publicado on-line na revista Science Translational Medicine.

Por: Cássio Leite Vieira

Terapia das pedras quentes controla o estresse e a ansiedade


Feche os olhos e imagine um ambiente bem relaxante, uma música leve ao fundo, meia luz, uma maca bem grande, um óleo levemente aquecido sendo espalhado por todo seu corpo, um cheiro agradável no ar, enquanto a terapeuta massageia seu corpo com pedras aquecidas relaxando toda sua musculatura. 

Essa é a famosa Terapia das Pedras Quentes, excelente massagem para ser realizada em dias mais frios. Essa massagem se baseia na troca de energia com as pedras semipreciosas, que são colocadas nos principais chackras e nas pedras vulcânicas, que são espalhadas ao longo da coluna, pés e mãos. 
Algumas ficam paradas em determinados pontos, enquanto outras são as móveis, que servem para a massagem. Existe uma curiosidade grande em relação a essa terapia, tem como descobrir qual dos chackras que está em desequilíbrio para ser feita uma massagem específica naquele local para equilíbrio energético, corporal e emocional.
Só para esclarecimento, os chackras são círculos de energia espalhados pelo corpo, que ajudam no equilíbrio do corpo e da mente. Quando um deles está em desequilíbrio pode ocorrer diversos problemas, desde depressão, irritabilidade, dores em geral, estresse, insônia, cansaço físico e mental. 
O objetivo da massagem é relaxar toda musculatura, desestressar e entrar em um estado chamado alpha, entre o dormindo e acordado. 
É recomendado que logo após a massagem o cliente fique alguns instantes ainda deitado e se levante bem devagar, para que a mente volte em sua plenitude e passe o efeito sedativo da terapia.


Benefícios 
- Controle do stress, ansiedade, irritabilidade e depressão; 
- Alivio de dores em geral, principalmente ombros, lombar e ciático;
- Melhora na circulação sanguínea;- Melhora de digestão e respiração;
- Diminui a retenção de líquidos;
- Melhora na mobilidade das articulações;
- Trata a insônia, levando o cliente a dormir melhor;
- Os clientes relatam ter mais energia e disposição depois de realizada a massagem;
- Liberação de emoções reprimidas;
- Sensação de alegria e bem estar.



Escrito por: Blanch Marie, Esteticista (Minha Vida)







Uma única sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade, mostra estudo



Pesquisadores do departamento de psiquiatria e neurociências do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles (EUA), descobriram que uma simples sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade de uma pessoa. 

Segundo os pesquisadores, cerca de 9% dos adultos que residem nos EUA passaram por ao menos uma sessão de massagem no último ano. "As pessoas sempre buscaram a massagem como parte de uma vida saudável, mas até agora não havia provas de que a terapia pudesse melhorar a resposta imunológica", explica Mark Rapaport, médico responsável pelo departamento. 

A pesquisa avaliou dois grupos: um deles, com 29 pessoas, foi submetido a 45 minutos de massagem sueca (parecida com a massagem clássica ou relaxante que conhecemos no Brasil) e o outro, de 24 pessoas, recebeu apenas toques leves no corpo. Todos os participantes tiveram amostras de sangue coletado cinco minutos antes da sessão, e 5, 10, 15, 30 e 60 minutos após a massagem. 

O grupo que recebeu a massagem sueca apresentou, entre outras alterações, mudanças significativas no nível de leucócitos (glóbulos brancos do sangue) e uma redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

O estudo será publicado na edição de outubro do Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Fonte: UOL Notícias

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Seis tipos de massagem para aliviar o estresse


Quem é que nunca se viu cansado e irritado no final de um dia corrido? Situações de tensão acontecem frequentemente na vida de todos nós. Congestionamentos, problemas no trabalho, preocupações em casa, falta de tempo para fazer diversas coisas. Tudo isso e mais uma série de fatores, com certeza, deixam qualquer um estressado. Para aliviar essa tensão, nada melhor do que relaxar com uma massagem terapêutica. 

Segundo a fisioterapeuta Vanessa Pereira, qualquer pessoa pode fazer, independente da idade. "Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura", explica. Os únicos cuidados devem ser tomados com quem está em período pós-operatório, com febre, inflamação e outras doenças graves.

Para diminuir os efeitos do corre-corre, escolhemos seis tipos de massagem que acabam com seu estresse e mantêm sua saúde física e mental em equilíbrio.




Shiatsu
Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. "O shiatsu é importante para aliviar o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções", afirma. 



Reflexologia
É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica Vanessa. 



Massagem clássica terapêutica
Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com a fisioterapeuta, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. "Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas", diz. 



Massagem relaxante
É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo Vanessa, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental", ressalta. 




Reiki
Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão. 



Terapia das pedras quentes 
De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo. 



Dica
Antes de se submeter a qualquer técnica, Vanessa alerta que é fundamental consultar um especialista que possa identificar seus problemas e indicar o melhor tipo de massagem. Ela ressalta ainda que, independente da indicação, a escolha deve ser sempre do paciente e não do terapeuta. 


Fonte: Minha Vida